História

História do Centro de Estudo de Línguas

CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS


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 Centro de Estudos de Línguas é um programa da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, que oferece aos alunos da rede estadual a possibilidade de estudo de outros idiomas estrangeiros, além dos oferecidos nos quadros regulares. O objetivo do CEL é propiciar aos alunos diferentes oportunidades de desenvolvimento de novas formas de expressão lingüística, enriquecimento curricular e acesso a outras culturas contemporâneas, além de ampliar as habilidades para inserção no mercado de trabalho.

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 criação do CEL decorreu da necessidade da escola oferecer ensino da língua espanhola, no contexto da política de integração do Brasil na Comunidade Latino-americana, em finais da década de 80. Atualmente, são oferecidas também outros idiomas, visando ampliar o restrito universo do monolingüismo, de forma a garantir para os jovens a abertura de novos horizontes no campo do saber e da profissionalização.

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s CELs estão instalados em escolas da rede estadual que preenchem os seguintes requisitos: demanda justificada, espaço físico adequado aos cursos, localização de fácil acesso e horário de funcionamento que assegure o atendimento ao aluno que trabalha.

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ara matricular-se no CEL, o aluno deve estar cursando o ensino médio ou o ensino fundamental, a partir da 6ª série. Os cursos oferecidos são: Espanhol e Inglês.

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 CEL tem funcionamento próprio, independente da organização curricular, da seriação e do funcionamento da escola que o sedia. O apoio técnico-pedagógico é garantido pelo Conselho do Centro, pela coordenação do curso, biblioteca e outros recursos didáticos.

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 Conselho do Centro é constituído pelo Diretor da escola-sede, pelo Professor Coodenador do Centro e pelos professores de línguas estrangeiras modernas que atuam no Centro.

UM POUCO DE HISTÓRIA


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m 1987, a Secretaria da Educação, dando cumprimento à decisão política do Governo do Estado de São Paulo de integração latino-americana, constituiu uma Comissão para a implantação das disciplinas de Língua Espanhola e de História da América Latina no quadro curricular das escolas estaduais.

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 criação dos CELs surgiu como a medida mais viável da introdução da Língua Espanhola, uma vez que a inclusão de línguas estrangeiras modernas no currículo, assegurada pelos dispositivos legais vigentes, concentrava-se no ensino de inglês.

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m 10 de agosto de 1987, por meio do Decreto nº 27.270, são criados os Centros de Estudos de Línguas, âmbito da Rede Estadual de Ensino. Para cumprimento das determinações do Decreto, foram viabilizadas as seguintes ações:
ê elaboração de um anteprojeto de organização dos Centros, uma minuta para um possível Regimento e um esboço de proposta curricular;
ê coleta de dados sobre escolas da Rede interessadas em abrigar o Centro, desde que dispusessem de espaço físico e facilidade de acesso;
ê abertura do cadastramento de professores habilitados em Língua Espanhola.

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s membros da Comissão, que pertenciam à USP e à UNESP, forneceram um levantamento do número de graduados em Língua e Literatura Espanholas nos últimos anos, e a Associação de Professores de Espanhol apresentou uma relação de seus associados.

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om base nessas informações, as Coordenadorias puderam instalar os Centros imediatamente, uma vez que havia escolas com interesse e possibilidade de os abrigar, e disponibilidade de cerca de 400 professores interessados em lecionar a Língua Espanhola.

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imultaneamente, na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), uma subcomissão pedagógica trabalhou na elaboração da proposta curricular de Língua Espanhola e da proposta pedagógica para os cursos dos Centos de Estudos de Línguas.

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ssas ações, além de concomitantes, foram integradas visando garantir não só a uniformidade das medidas adotadas, como também o cumprimento dos preceitos legais, direitos adquiridos ou princípios de autonomia conferidos às escolas.

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m junho de 1988, uma pesquisa efetuada pelas Coordenadorias de Ensino da Secretaria de Estado da Educação nas escolas da Rede Estadual, permitiu que se aquilatasse o enorme interesse dos alunos pelo estudo de várias línguas estrangeiras, resultando no redimensionamento da instalação dos Centros de Línguas.

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 Resolução SE nº 193, de 18 de agosto de 1988, dá nova redação ao parágrafo único do artigo 1º da Resolução SE nº 271/87, passando a considerar o ensino da língua espanhola como preferencial e não exclusivo nos CELs, permitindo assim, estender aos alunos dos outros idiomas de interesse.

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ara Resolução SE nº 210, de 31/8/88, foi criada uma Comissão multissetorial, coordenada pela CENP, com vistas a implementar o funcionamento dos CELs, tendo como objetivos específicos:

  •  incrementar o intercâmbio cultural entre professores estudantes do Estado de São Paulo com os dos países cuja língua é objeto de estudos nos CELs;
  •  incentivar a celebração de convênios entre a SE e Instituições ou Entidades Nacionais e Internacionais, visando à elaboração e produção de livros e materiais didáticos de apoio aos CELs;
  •  definir e implantar uma sistemática de acompanhamento e de avaliação dos CELs da rede pública estadual;

  • manter contatos com Instituições Culturais, nacionais e internacionais, objetivando definir programas de cooperação técnico-educacional;
  •  promover o intercâmbio entre as Organizações e Entidades congêneres, nacionais e internacionais;
  •  adotar outras medidas para o desempenho de suas funções.

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ara coadjuvar as ações dessa Comissão, foram criadas subcomissões formadas por representantes das Embaixadas, dos Consulados, das Associações de Professores de Línguas, de Escola e de Instituições afins, visando viabilizar o intercâmbio entre esses órgãos e os diversos Centros.

CEL HOJE

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s cursos oferecidos pelos Centros: No Espanhol compreendem 6 estágios (semestrais), distribuídos por dois níveis. As aulas, 4 por semana, de 50 minutos cada, e no Inglês compreendem 2 estágios(anual), distribuídos por um nível.As aulas, 3 por semana, de 50 minutos cada.Ocorrem em diferentes horários, visando as turmas constituídas de alunos que trabalham.

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ara matricular-se, o aluno deve procurar uma escola que mantenha um Centro de Estudos de Línguas, munido do atestado de matrícula (com sua escolaridade) na rede estadual de ensino e optar por um idioma de seu interesse.

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o final do curso, o aluno deverá estar habilitado a ler e entender pequenos textos, estabelecer e manter diálogos simples, solicitar e fornecer informações básicas, ouvir e entender músicas/textos, e escrever pequenos textos.

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 certificado de conclusão é emitido apenas ao término do último estágio do último nível.

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tualmente existem em funcionamento 92 Centros de Estudos de Línguas, 19 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 57 em diferentes municípios do Estado, sendo um deles no município de Jaú na Escola Estadual Major Prado.

CEL JAÚ


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 Centro de Estudos de Línguas da Diretoria de Ensino Região de Jaú, funciona desde 1989 na Escola Estadual Major Prado, situada na Rua Lourenço Prado, 503, Centro, no município de Jaú. Atualmente conta com aproximadamente 700 alunos e 14 professoras que lecionam a Língua Espanhola e Inglesa.  São eles: Lilian Katia Parice, Renata Maria Rosalin, Lucia A. de Souza,Rosangela A. S.Hodas,Ana Claudia G.C.Sinhorini, Fabiana A. Fogliene, Elisangela C. dos Santos, Márcia da C. V. Sanches, Danielle Sega, Davis Amarilhas, Edenilce C. De Campos, Ana Claudia Savian, Silvana A. Duarte, Crisleide F.M. Almeida e a Coordenadora Maria Conceição S. Daminello.


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 curso funciona em aulas de 50 minutos em sala própria, com rica biblioteca, videoteca, televisão, vídeo cassete, DVD, rádio-gravador, microcomputadores,notebooks, datashows, telão, microfones, além de  acesso à Internet. As professoras envidam esforços em pesquisas para contribuir com o crescimento dos alunos, que por sua vez tem uma aprendizagem idêntica ao ensino particular.

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s alunos participam de aulas práticas, oficinas de aprendizagem, laboratórios de conversação, intercâmbio internacional de correspondências, bem como atividades altamente relacionadas com a realidade da língua espanhola.

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s aulas das primeiras turmas são ministradas de forma a colocar os alunos em contato com a cultura espanhola, os costumes de cada região, os pontos turísticos e a história que envolve cada localidade. Em seguida os alunos, auxiliados pela professora, escolhem uma determinada região e iniciam uma troca de correspondências   enriquecendo ainda  mais  as  informações  referentes  aos  hábitos daquele povo e principalmente sobre a cultura. Mais tarde é que os alunos começam a trocar correspondências a título de desenvolver sua linguagem.

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o momento em que os alunos estão aptos a ler e entender pequenos textos, estabelecer e manter diálogos simples, solicitar e fornecer informações básicas, ouvir e entender músicas/textos, e escrever pequenos textos a professora os estimula a começar uma troca de correspondências, tanto entre países diferentes, como entre os demais CELs do Estado de São Paulo.

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ste fato se deu a partir do momento que o CEL de Jaú foi citado numa revista de circulação espanhola, o que estimulou a e enriqueceu muito o vocabulário dos alunos.

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entro das atividades desenvolvidas com os alunos do CEL, existe um sistema de empréstimo de fitas de vídeo que o aluno assiste ao filme, interpreta o mesmo e na aula seguinte faz a explanação daquilo que compreendeu.

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lém de todas as atividades oferecidas em sala de aula por meio de todos os recursos disponíveis, os alunos do CEL de Jaú tem o privilégio de ter os relatos
das experiências vividas pela professora Lilian que em 1999 esteve na Espanha, nas cidades de Barcelona, Madri, Salamanca e Granada participando de um curso de extensão cultural e enriquecimento do currículo profissional.

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  professora Lilian desenvolveu com uma das turmas uma aula prática visitando um supermercado e efetuando compras de frutas utilizando-se para isso somente da língua espanhola. Em seguida os alunos preparam uma salada de frutas com todos os ingredientes que foram comprados.

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 CEL de Jaú participava anualmente do Concurso Literário Miguel de Cervantes que é realizado em nível internacional no Colégio Miguel de Cervantes, localizado na cidade de São Paulo e tem como objetivo premiar poesias e narrativas escritas na língua espanhola. Por quatro vezes o CEL de Jaú foi premiado com os primeiros lugares, fato que foi amplamente divulgado pela imprensa local na época.

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egularmente, os alunos do CEL participam de simulados e provas que são preparados para avaliar seus conhecimentos, bem como para prepará-los ainda mais para situações do dia a dia.

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tividades como estas praticadas pelos alunos, visam o conhecimento e o enriquecimento da língua espanhola, oferecendo aos alunos a possibilidade de intercâmbio com vários países latino-americanos e até mesmo a Espanha.

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s alunos são estimulados a participar de várias atividades que estejam relacionadas com a língua espanhola, de forma a garantir aos jovens a abertura de novos horizontes no campo do saber e da profissionalização.

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 objetivo do CEL é propiciar aos alunos diferentes oportunidades de desenvolvimento de novas formas de expressão lingüística, enriquecimento curricular e acesso a outras culturas contemporâneas, além de ampliar as habilidades para inserção no mercado de trabalho, para tanto freqüentemente os alunos participam de seminários, work shops, palestras, debates, o que enriquece ainda mais o currículo das aulas.